Inicial Conheça Pesquisa Completa Cadastre seu Imóvel Fale Conosco
(69) 99211-0770
pianovski@gmail.com
Tipo:
Finalidade:
Cidade:
Código:  
Apartamento
Casa
Comercial
Terreno
Sítio
Chácara
 
Apartamento
Casa
Comercial
 
Faça parte da nossa equipe.
Trabalhe Conosco
Notícias
Links Úteis
Parceiros
Simule seu Financiamento
Correspondente Imobiliário Caixa
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
8892 Repita ao lado:
redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_instagram.pngredesp_tiktok.pngredesp_whatsapp.png
» Notícias  

REGISTRO DE PRIMEIRO IMÓVEL TEM DESCONTO

26/09/2013 - REGISTRO DE PRIMEIRO IMÓVEL TEM DESCONTO

REDUÇÃO NAS CUSTAS PODE SER DE 50% NO VALOR DA ESCRITURA; REGRA VALE PARA COMPRA DE RESIDÊNCIAS PELO SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO.

Muito tem se falado nos incentivos para a aquisição da primeira moradia. Juros mais baixos em financiamentos habitacionais exclusivos têm transformado sonhos em realidade. Porém, o que ainda não se fala muito é que o comprador tem direito um desconto nas custas do registro da escritura desse primeiro imóvel.

O desconto existe há quase 40 anos – está na Lei Federal nº 6.015/73 -, e se restringe a imóveis adquiridos com fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). O teto máximo para as despesas com a escritura, conforme a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR) chega a R$ 607,99. ”Imóvel pago à vista não inclui esse desconto. A lei é válida apenas para imóveis financiados, desde que o comprador apresente uma declaração de que é a primeira vez que ele utiliza o SFH”, explica o coordenador de atendimento do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Londrina, Ulisses Machado da Silva Sobrinho.

Quem obtém a moradia pelo programa Minha Casa, Minha Vida o desconto pode ser de até 75% sob o valor do registro do imóvel, caso seja adquirido pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). ”Nos demais casos dos financiamentos do programa o desconto no registro do imóvel é de 50%”, avisa Ulisses.

De acordo com o diretor de Registro de Imóveis da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), João Carlos Kloster, o desconto, conforme a lei, é um incentivo para a compra e o registro da casa própria. ”A lei que regulamenta o desconto existe desde 1973, mas poucos consumidores sabem desse benefício”, critica.

Kloster orienta que os compradores informem-se previamente e compareçam ao cartório com toda documentação para comprovar que estão de acordo com as condições previstas na lei. Uma vez que o registrador não tem como saber previamente se o comprador tem o perfil exigido. ”Os Registros de Imóveis não têm nem o direito nem o dever de fornecer essa informação ao comprador. É proibido por lei que o cartório indague uma pessoa que requeira qualquer tipo de certidão, esse mesmo direito se estende ao registro de uma benfeitoria, não podemos perguntar se é o primeiro imóvel e a forma de pagamento realizado”, esclarece o diretor da Anoreg-PR. As entidades responsáveis pelos financiamentos, ”podem e devem orientar o comprador nesse sentido”, afirma.

Ainda segundo Kloster, caso o comprador apresente uma declaração de que está comprando um imóvel pela primeira vez e isso de fato não se comprovar ele estará infringindo a lei. ”Logo terá uma consequência jurídica e poderá responder até por falsidade ideológica”, alerta.

Para pessoas que já realizaram o pagamento do registro do primeiro imóvel sem utilizar este direito, a notícia não é boa. Não há condições de se pedir reembolso posterior.

Taxas variam

De acordo com o diretor da Anoreg-PR, João Carlos Kloster, as despesas com o processo de registro variam de cartório para cartório. ”Quando a Lei nº 6.015/73 foi implementada levou-se em conta apenas o valor do registro, a pré-notação, os arquivos e buscas não foram incluídos, por isso o valor do registro pode variar de um ofício para o outro”, explica.

No cartório, porém, deve estar visível uma tabela de custas – divulgada pela Corregedoria de Justiça Tributária do Tribunal de Justiça do Paraná (CJT/TJ-PR).

 




Fonte: Fonte: Folha de Londrina - ( http://www.fenaci.org.br )

Outras Notícias

7 casos que dispensam pagar IR pelo lucro com venda de imóveis

7 casos que dispensam pagar IR pelo lucro com venda de imóveis Por Taís Laporta - iG São Paulo COMPARTILHE ...

Dúvida do internauta: No caso da assinatura do contrato de compra e venda para a aquisição do novo(s) imóvel(is) ocorrer em até 180 dias após a venda do antigo imóvel, devo pagar o(s) novo(s) imóvel(is) dentro deste prazo de 180 dias, ou posso alonga

Qual o prazo de isenção ao vender imóvel para comprar outro? RecomendeCompartilhar no TwitterCompartilhar no Google+Comp...

Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária

Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária VENDA 1) Imóveis urbanos 6% a 8% 2) Imóveis rurais 6% a 10% 3) Im&o...

Caixa reformula linha de refinanciamento de imóveis

Caixa reformula linha de refinanciamento de imóveis A Caixa Econômica Federal reformulou a linha de refinanciamento de im&oac...

FGTS: 20 respostas sobre como usar o fundo para comprar a casa própria

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode dar uma força ao trabalhador na hora de comprar a casa própria. Confira, a...

Especialistas mostram como ganhar dinheiro com imóveis.

Boa notícia para quem gosta de investir em imóveis: o mercado está em alta. O preço de imóveis novos e ...

Seja fiel ao seu corretor de imóveis

Quando falamos em fidelidae, isso não se restringe apenas aos profissionais que buscam mil e uma maneiras de cativar o cliente. Esta inten&cced...

Documentos Exigidos na Vendas de Imóvel

É prerrogativa da função do corretor de imóveis o conhecimento e a boa condução do processo de compra e vend...
  • Olá, Como vai?

    01:20

  • Posso ajudar com alguma informação?

    01:20

  • Entre em contato via whatsapp

    01:20

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
Conheça  |  Pesquisa Completa  |  Cadastre seu Imóvel  |  Notícias  |  Links Úteis  |    |  Fale Conosco
Atendimento: (69) 99211-0770

Imóveis Michel Pianovski
Creci-RO J 3729


Michel Martins Pianovski
Creci-RO F 1400

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias